top of page
Buscar
Foto do escritorVitor Mandelli

Meu pet precisa de um neurologista?




Você sabe quando procurar um especialista em neurologia e como ele pode ajudar seu pet?


A neurologia veterinária é a especialidade que se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças e condições que afetam o sistema nervoso dos animais, cuidando de alterações que afetam o cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Identificar quando é necessário consultar um especialista em neurologia pode fazer toda a diferença na saúde e qualidade de vida do seu melhor amigo. Aqui estão apenas algumas situações em que um neurologista veterinário pode ser necessário:


1. Convulsões e Epilepsia

Se o seu pet está tendo convulsões, independentemente da frequência, é fundamental buscar a ajuda de um neurologista veterinário. Eles podem realizar exames detalhados para ajudar determinar a causa das convulsões e prescrever o tratamento adequado para controlá-las.

2. Problemas de Mobilidade e Dor

Dificuldades para andar ou subir em lugares como sofá e cama; incoordenação; fraqueza nas patinhas e paralisia são sinais claros de que algo pode estar errado com o sistema nervoso do seu animal. Além disso, dor intensa e persistente, especialmente na coluna também é indicativo de uma possível condição neurológica que precisa de acompanhamento.

3. Mudanças Comportamentais

Alterações súbitas no comportamento, como desorientação, agressividade, mudanças nos hábitos alimentares ou trocar o dia pela noite, podem ser indicativos de problemas neurológicos. Sinais como andar em círculos, esquecer alguns comandos e até mesmo urinar/defecar fora dos locais de costume também são alterações comportamentais que precisam de avaliação adequada.

4. Problemas com o Equilíbrio

Tontura, inclinação da cabeça, quedas ou dificuldades para manter o equilíbrio são sinais que podem indicar lesão ou doença em uma determinada região do sistema nervoso, conhecido como sistema vestibular.


Como o Neurologista Veterinário Pode Ajudar

Se o seu animal de estimação está apresentando algum dos sinais mencionados, não hesite em consultar um especialista em neurologia veterinária. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida do seu pet e garantir que ele receba os cuidados necessários para viver de forma saudável e feliz.


17 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page